Projetos conceituais


UAB-UNIDADE AUTÔNOMA BÁSICA






Em 2005, motivado por um importante concurso internacional de construção sustentável, me aliei a um grupo de jovens e talentosos arquitetos e arquitetas para desenvolver um modelo diferenciado de casa autônoma. Chamamos este modelo de UAB – Unidade Autônoma Básica.

 O projeto UAB é uma proposta genérica e atemporal de construção que tem como princípios a flexibilidade, variabilidade e adaptabilidade. É a célula inicial que, a partir de um crescimento sistêmico, pode gerar conjuntos maiores e configurar residências em meio rural e urbano, vilas, complexos de serviços e pesquisa, apoio urbano e inúmeras outras finalidades.

 A UAB possui a área mínima capaz de proporcionar as condições necessárias de conforto e a possibilidade de adaptação aos múltiplos usos, climas e usuários. O partido do projeto engloba ainda a proposta de complementação alimentar, pois apresenta em sua cobertura, um sistema de telhado verde com a tecnologia própria para a produção de verduras e hortaliças para consumo individual ou familiar.

 Os Sistemas Sustentáveis acoplados à unidade básica fazem com que o conjunto possa alcançar diversos graus de autonomia em relação às fontes de insumos água e energia. Assim, sistemas de geração de energia a partir da tecnologia fotovoltaica e eólica, captação de água da chuva, aquecimento solar da água e tratamento das águas cinzas podem ser acoplados à unidade. A instalação destes sistemas é opcional e decorre das necessidades específicas de cada local e de cada comunidade.

 Além dos sistemas sustentáveis foram criados os ELEMOV's a partir de um estudo rigoroso das diretrizes bioclimáticas dos principais climas da Terra. Os ELEMOV's são elementos móveis, peças que podem ser adquiridas separadamente e se prestam a fins específicos dentro do sistema. Esses elementos dão o caráter mutante à unidade e a partir do módulo básico, a aquisição do conjunto de ELEMOV's faz com que o projeto se adapte às características climáticas das mais diversas localidades.

 A UAB possui a característica de ser totalmente industrializada com peças componentes na forma de um kit, que se agrupam a partir de um manual de montagem. Sua característica modular aliada a facilidade de transporte faz com que seja ideal também para o ecoturismo e pode configurar hotéis e pousadas instalados em recantos isolados e com carência dos serviços de água potável, energia e esgoto.

 Os materiais construtivos utilizados foram estudados através de uma matriz de sustentabilidade que avalia diversos parâmetros a partir de critérios como a origem da matéria-prima, consumo de energia no processo, impacto ambiental e custo total.

 Com a possibilidade de adaptação aos variados climas, com a proposta de complementação alimentar, com os ELEMOV's e com os sistemas sustentáveis autônomos e de baixo impacto, a UAB é um projeto flexível que atende à demanda por construções sustentáveis no meio urbano e rural.

Comentários